[DÚVIDA] - Ventoinha e Temperatura

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
RafaelpTonon
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 19 2023f Novembro 2023 06:44:41 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - Ventoinha e Temperatura

Mensagem por RafaelpTonon »

Boa noite, amigos.
Tenho uma dúvida a respeito de um problema que reparei no meu carro.
Meu corsa é um Corsa Sedan Milenium 2001/2002 1.0 8v, ele tem ar, porém ja comprei ele com o A/C sem funcionar.
Desde quando comprei, sempre funcionou normal, pegava no estalo, nunca me deu preocupação. Nas últimas semanas, tive um problema com a bomba de combustível que parou de funcionar e tive que trocar (troquei tbm o filtro de combustível). Depois da troca da bomba o carro nunca mais pegou de primeira e sempre pega pra la da terceira tentativa, além de dar umas falhadas no meio da aceleração, como se engasgasse e não estivesse injetando combustível.
O que vem mais me preocupando ultimamente é o fato de estar andando com o carro e quando o motor está na temperatura boa, as vezes ele começa a falhar e quer morrer. Sempre ando olhando o painel e as vezes essa falhada acontece com a temperatura do carro por volta dos 95° -96°. Uma única vez a temperatura bateu perto dos 100°, ai eu desliguei o carro, esperei um minutinho e qnd liguei ele voltou a agir normalmente, a temperatura baixou e depois estabilizou. Ja reparei também que quando o clima esta muito calor, esse problema acontece com mais frequência.
Pesquisando sobre ventoinha e seu funcionamento eu reparei que desde que comprei o carro, a minha ventoinha nunca armou na velocidade alta (2° estagio) só arma com a velocidade baixa.
Gostaria que os amigos do grupo pudessem me ajudar a identificar e solucionar estes problemas.
OBS: NUNCA MEXI NEM TROQUEI NENHUM FUSÍVEL OU RELÉ DO CARRO


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sâo problemas difíceis de diagnosticar.

Sobre a bomba: testou a bomba antiga para ter certeza de que ela não funcionava mesmo? E a bomba nova, é de marca? Foi instalada corretamente, com os pré-filtros e as vedações no copo? Foi conferido se o conector da bomba apresenta mau contato? E os filtros (telinhas) do regulador de pressão e dos bicos, foram conferidos?
O relê da bomba, é original GM? Foi testado? O filtro de combustível foi instalado na posição correta?
Há duas apostilas muito bem avaliadas aqui no clube, que tratam de diferentes testes. Dentre eles, bomba e relê desta. Estão no meu drive, em Corsa / Outros Materiais / ECU. São os arquivos: "Cap54 Geral Corsa.pdf" e "Webmecauto- Multec MPFI.pdf"

Sobre o ar: Para o ano do seu veículo, o sensor de temperatura do painel é independente do sensor de temperatura que envia dados à ECU. E muitas vezes ele não reflete a temperatura real do motor. Trate ele mais como um indicativo do que como uma verdade absoluta. Há mais informações sobre isso nestas mensagens do Bange neste tópico: viewtopic.php?t=109159&start=70
Sobre a velocidade máxima das ventoinhas não armarem (segundo estágio), quiçá não era necessário mesmo. A velocidade máxima não arma senão após 98 graus. Mais informações no seguinte tópico: viewtopic.php?t=111714
O ideal seria conferir com um scanner qual a temperatura que a ECU está lendo. Se ela ler 99 graus e o "segundo estágio" não armar, daí é questão de procurar onde está o problema

Quanto às falhadas... inicialmente você fala em falhadas na aceleração. Mais à frente, cita que por volta dos 95°C ele às vezes falha e quer morrer. São as mesmas falhas ou são distintas? Diz ter reparado que, quando está quente, as falhas são mais frequentes... quanto mais quente? Temperatura ambiente ou do motor? Se for o caso mesmo de temperatura ambiente alta causar falhas, daí se abre um vespeiro cheio de possibilidades.

A propósito, checou o óleo do carro? Checou se está misturando água ao óleo (óleopastoso/esbranquiçado)?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”