[DICA] - Cuidados com o sensor de temperatura d'água

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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alcineu
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[DICA] - Cuidados com o sensor de temperatura d'água

Mensagempor alcineu » Sexta-feira 09th 2009f Outubro 2009 09:53:24 PM

Cuidados com o sensor de temperatura d'água

Partida difícil, marcha lenta alta ou irregular, consumo excessivo de combustível: todos estes problemas podem estar relacionados ao sensor de temperatura da água ou ao sistema de arrefecimento do motor. Confira aqui alguns procedimentos úteis na verificação destes itens.

No sistema de arrefecimento verifique o nível e a qualidade do líquido, a válvula termostática, o radiador e as mangueiras. Verifique se há vazamentos e faça uma limpeza em todo o sistema conforme estes passos:

1- Com o motor frio remova a tampa do reservatório de água do radiador;

2- Na linha Fiat retire a sangrador localizado no próprio radiador (fig. 1) ou na mangueira junto ao cabeçote (fig. 2) e abra também a válvula de ar quente, se for o caso, junto à chave seletora. Nos demais carros solte apenas a mangueira na parte inferior do radiador;

3- Retire e limpe o sensor de temperatura;

4- Coloque uma mangueira dentro do reservatório (ou radiador, dependendo do carro) e alimente o sistema de arrefecimento com água limpa (fig. 3);

5- Ligue a motor e circule a água dentro do sistema por pelo menos 15 minutos;

6- Recoloque o sensor de temperatura em seu alojamento;

7- Misture aditivo de boa qualidade à água do radiador (proporção de 40% de aditivo para 60% de água, ou conforme especificações na embalagem do produto);

8- Na linha Fiat mantenha o sangrador meio aberto para que eventuais bolhas de ar saiam do sistema de arrefecimento. Nos demais veículos solte urna pouco o sensor de temperatura para liberar este ar.

9- Feche o sistema e verifique o nível de líquido.


Com o sistema de arrefecimento limpo teste então o sensor de temperatura utilizando um rnultímetro automotivo. Este sensor possui uma resistência interna do tipo NTC que funciona da seguinte forma: quanto maior a temperatura menor a resistência e a voltagem.

Verifique se esta relação inversa está ocorrendo. Consulte manuais técnicos para obter os valores de voltagem e resistência para cada carro.

Atenção: se for necessário trocar a sensor utilize apenas componentes originais, o mercado está cheio de sensores baratos de qualidade duvidosa.

Uma última recomendação: nunca deixe o veículo trabalhar sem a válvula termostática. Nesta situação o motor funciona abaixo da temperatura ideal por mais tempo do que o necessário, pois a toda água do sistema está circulando livremente.

O sensor de temperatura, que acompanha esta informação, estará informando ao módulo de comando que o motor ainda está frio e conseqüentemente, a quantidade de combustível injetada será desnecessariamente maior, aumentando o consumo e deixando a marcha lenta irregular

Achei isso em meus arquivos e nem me dava conta de que havia baixado...
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alcineu
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re

Mensagempor alcineu » Sexta-feira 09th 2009f Outubro 2009 10:17:51 PM

Para completar


Imagem
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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 09th 2009f Outubro 2009 10:23:17 PM

Esta dificil manter a originalidade. façam o seguinte: salvar imagem como...e visualizar no pc aumentando o tamanho tipo em Zoom. Fica melhor.

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Mias um adendo

Mensagempor alcineu » Sábado 10th 2009f Outubro 2009 02:08:53 AM

Adendo

Sensor de temperatura do motor (ECT)

Consiste de um termistor do tipo NTC (resistência inversamente proporcional a temperatura) montado no fluxo do líquido de arrefecimento. A resistência do termistor varia conforme a temperatura do líquido de arrefecimento. Temperatura baixa produz resistência alta. Aproximadamente 28000 ohms a –20°C. A medida em que a temperatura aumenta, a resistência diminui a aproximadamente 2200 ohms a +30°C.
A tensão do sinal do sensor varia de aproximadamente 4,5 a 0,5 volts. Esta tensão medida na unidade de comando, diminui conforme o aumento de temperatura do motor. A desconexão do sensor simula condição de motor frio gerando o código de falha 15 (sensor de temperatura ECT- tensão alta). O curto circuito do sensor simula condição de motor quente, gerando o código de falha 14 (sensor de temperatura ECT- tensão baixa).
Em temperatura operacional normal, a voltagem do terminal B12 é aproximadamente 1,5 a 2,0 volts.
A temperatura do motor é uma das informações utilizadas para o controle de:

Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível- GM Multec B22/MPFI
- quantidade de combustível;
- ponto eletrônico da ignição (EST);
- controle de ar na marcha-lenta (IAC).

www.webmecauto.com


Lá em Matérias Tecnicas tem um tópico "Problemas comuns em Corsas", o primeiro item, fala sobre um dos problemas nesse sensor.
As vezes se troca varios itens e se esquece dele, principalmente se estiver com mais de 30.000KM.
Em Injeção Eletronica se não tiver conhecimento dela e não souber decifrar quem é o culpado, troca-se tudo sem saber.
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Mensagempor ilton carlos f da silva » Sexta-feira 23rd 2011f Dezembro 2011 02:25:49 PM

alcineu escreveu:Adendo

Sensor de temperatura do motor (ECT)

Consiste de um termistor do tipo NTC (resistência inversamente proporcional a temperatura) montado no fluxo do líquido de arrefecimento. A resistência do termistor varia conforme a temperatura do líquido de arrefecimento. Temperatura baixa produz resistência alta. Aproximadamente 28000 ohms a –20°C. A medida em que a temperatura aumenta, a resistência diminui a aproximadamente 2200 ohms a +30°C.
A tensão do sinal do sensor varia de aproximadamente 4,5 a 0,5 volts. Esta tensão medida na unidade de comando, diminui conforme o aumento de temperatura do motor. A desconexão do sensor simula condição de motor frio gerando o código de falha 15 (sensor de temperatura ECT- tensão alta). O curto circuito do sensor simula condição de motor quente, gerando o código de falha 14 (sensor de temperatura ECT- tensão baixa).
Em temperatura operacional normal, a voltagem do terminal B12 é aproximadamente 1,5 a 2,0 volts.
A temperatura do motor é uma das informações utilizadas para o controle de:

Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível- GM Multec B22/MPFI
- quantidade de combustível;
- ponto eletrônico da ignição (EST);
- controle de ar na marcha-lenta (IAC).

www.webmecauto.com


Lá em Matérias Tecnicas tem um tópico "Problemas comuns em Corsas", o primeiro item, fala sobre um dos problemas nesse sensor.
As vezes se troca varios itens e se esquece dele, principalmente se estiver com mais de 30.000KM.
Em Injeção Eletronica se não tiver conhecimento dela e não souber decifrar quem é o culpado, troca-se tudo sem saber.
meu carro esta ocilando ,qando estar em quinta etroco para 4 o carro morre oque fasso
meu corsa quando esta em alta velocidade e vou reduzi o carro morre , equado troco para a2 o carro morre ou fica ocilando para morrer as vezes controlo na embreagem e acelerador

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Mensagempor luiz c » Quinta-feira 30th 2012f Agosto 2012 11:02:24 PM

cara uma duvida nao sei se entendi bem mas este sensor ntc quanto mais quente o motor menor seria a voltagem q ele informaria o modulo é isso? pergunto pq no meu corsa wind 98 1.0 quando passo o scaner nele em analise grafica vejo q este sensor em voltagem de ntc esta bem acima do q poderia na hora q o motor esta quente porem a temperatura do motor esta normal de defeito no carro a unica coisa é um cheiro de gasolina q sai do escapamento e a lenta as veses da uma variada pequena desde ja muito obrigado

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Mensagempor SemControle » Sexta-feira 31st 2012f Agosto 2012 06:01:22 AM

isso é um resistor variavel por temperatura....
a central envia um sinal pelo cabo, passa no resistor variavel, e volta um sinal ao modulo, essa diferenca entre enviado e recebido é q a central usa pros devidos calculos....
se nao estou enganado qnt mais frio maior a resistencia, e menor seria a voltagem de retorno....

mas no scaner qnd o parametro ta fora ele indica....tem os valores de tolerancia....é a questao de saber interpretar o q o scaner mostra, sem ser erro mesmo
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Mensagempor awaked » Sexta-feira 31st 2012f Agosto 2012 09:01:27 AM

luiz c, depende o corsa tem 2 sensores. Por isso no painel pode estar certo e a ventoinha acionar corretamente.

Se a leitura está fora do padrão indica problema.

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Mensagempor luiz c » Sábado 01st 2012f Setembro 2012 12:18:42 AM

SemControle escreveu:isso é um resistor variavel por temperatura....
a central envia um sinal pelo cabo, passa no resistor variavel, e volta um sinal ao modulo, essa diferenca entre enviado e recebido é q a central usa pros devidos calculos....
se nao estou enganado qnt mais frio maior a resistencia, e menor seria a voltagem de retorno....

mas no scaner qnd o parametro ta fora ele indica....tem os valores de tolerancia....é a questao de saber interpretar o q o scaner mostra, sem ser erro mesmo


entao é exatamente isso ta fora do parametro no scaner sera q trocando o sensor vai mudar alguma coisa ou deve ser outro problema levando uma leitura errada

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Mensagempor luiz c » Sábado 01st 2012f Setembro 2012 12:22:57 AM

awaked escreveu:luiz c, depende o corsa tem 2 sensores. Por isso no painel pode estar certo e a ventoinha acionar corretamente.

Se a leitura está fora do padrão indica problema.


entao meu corsa tem dois sensores sim um para painel outro para injeçao eletronica olhando no scaner a temperatura da agua ta normal (essa temperatura quem manda é o sensor da injeçao) porem a voltagem dele ta muito mais alta do que poderia quando o carro ta quente


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